quinta-feira, 12 de abril de 2012

O HOMEM E OS ANIMAIS

A interação entre homens e animais data de épocas pré-históricas - eu vou mais longe e ouso dizer que nunca vivemos sem nos relacionarmos com os animais.Eles, assim como nós, herdaram o planeta e coexistem conosco desde sempre.

Infelizmente, nesta relação os animais sempre saíram perdendo, os homens nunca deram muita atenção para a real importância desse relacionamento. Na realidade, o homem sempre achou que a única função dos animais no mundo é servi-lo, seja a que preço for.

Não, definitivamente não, os animais não existem apenas para nos servir, eles são importantes peças de um quebra cabeças do qual nós também fazemos parte. Coabitamos e coexistimos em um mesmo planeta, juntos formamos o elenco de uma peça espetacular, em que não existem atores principais.

Todos somos elementos com a mesma importância diante da grandiosidade do Criador e a ausência de qualquer uma das peças, gera defeitos na grande máquina planetária.

Entretanto, cabe a nós humanos, na condição de seres pensantes, a responsabilidade de proteger e respeitar as outras formas de vida que convivem conosco. Devemos entender que cada elemento tem seu papel fundamental e que sem o qual haverá um grande desequilibro, que afetará todas as formas de vida.

Exemplos de interações positivas entre homens e animais não faltam: são elementos importantes nas terapias desenvolvidas visando à recuperação de deficientes físicos ou mentais, colaborando na recuperação de pacientes depressivos, participando no resgate de vítimas em incêndios, auxiliando deficientes visuais e auditivos em busca de inclusão ou então salvando vidas em atos heróicos.

A importância dos animais vai muito além do que podemos imaginar. Assim como ainda não descobrimos a quantidade de espécies de plantas existentes no mundo, não descobrimos também o potencial dos animais. Estamos mais preocupados em escravizá-los para servirem como fonte de lucro fácil.

Observamos diariamente o desrespeitoso e antiético tratamento dispensado por nós aos animais. Baleias são cruelmente massacradas pelo interesse econômico de algumas nações, focas são cruelmente assassinadas em nome da supremacia humana, animais silvestres são retirados de seu habitat natural, onde cumprem um papel importante no ecossistema, para servirem de moedas vivas nas mãos de homens ávidos por dinheiro.

Onde estão a ética e respeito dos seres humanos? Por onde anda a gratidão e a compaixão, sentimentos ditos inerentes da espécie humana?

Toda ação provoca uma reação, não é assim? Pois bem, estamos colhendo os frutos amargos de uma semeadura irresponsável. Nossos atos geraram reações desagradáveis para nós mesmos. Plantamos desrespeito, indiferença, ingratidão e estamos recebendo doenças, guerras inoportunas, mudanças climáticas e expectativas futuras nada positivas.

O quadro só se transformará com mudanças na forma de pensar e agir de cada um de nós, um olhar mais direcionado e amoroso para as criaturas que juntamente conosco habitam o planeta, e que exercem um papel único no mundo.

Essa visão também deve ser passada para nossos filhos, afinal, as próximas gerações terão um árduo trabalho na reconstrução de um mundo mais justo, mais igualitário, um mundo mais fraterno.

Um comentário: